Você sabe o que DOI?

Você sabe o que é o DOI?

Identificadores de objetos digitais (DOIs)

 

Não! Aqui não estamos falando de nada doloroso ou do numeral “dois”, mas sim do Digital Object Identifier ou DOI, que é usado para identificar individualmente um conteúdo exclusivo e sua localização na Internet. O DOI é normalmente aplicado a artigos de periódicos e ebooks, mas pode ser usado ​​para outros tipos de conteúdo, como conjuntos de dados, imagens ou outros materiais complementares adicionados aos artigos.

Tomemos como exemplo uma pessoa que possui um CPF (Cadastro de Pessoa Física). Este CPF é único e exclusivo de cada pessoa, não importando onde ela more. Assim, mesmo que a pessoa mude de endereço, o CPF que a identifica sempre será o mesmo. É o mesmo que ocorre com os DOIs, que são os chamados “identificadores persistentes”, pois mesmo que o URL (Uniform Resource Locator – ou seja, um link de site) para um arquivo mude, o DOI permanece o mesmo e pode ser usado para localizá-lo, não importando para onde ele seja movido na web. Os DOIs não são úteis apenas para leitores que tentam acessar artigos, mas também são amplamente usados ​​por indexadores, agregadores e repositórios, por isso é são fundamentais para ampliar a visibilidade e o impacto de uma obra digital.

 

Entendendo o DOI

 

Um DOI consiste em uma série de caracteres divididos em duas partes – um prefixo e um sufixo, que são separados por uma barra. O prefixo identifica exclusivamente o registrante (ou seja, o editor) do título, e o sufixo identifica o objeto específico. No caso da SertãoCult, o prefixo atual é 10.35260.

A título de exemplo, o livro “Configuração espacial de Alagoas” tem o DOI 10.35260/87429854-2021, onde:

O “10”. parte do prefixo identifica o registro DOI ou a agência que emite os números DOI – neste exemplo, a agência é Crossref.

Os caracteres “35260” no prefixo identificam o registrante – neste caso, a editora é a SertãoCult.

87429854-2021, o sufixo, consiste em várias partes diferentes, destinadas a distinguir o conteúdo específico, definido pela própria editora, trazendo o sufixo do ISBN do livro e seu ano de publicação.

Muitas vezes você pode ver DOIs comunicados como URLs: https://dx.doi.org/10.35260/87429854-2021. Este método pode ser usado para obter qualquer artigo que tenha um DOI, indicando o DOI após o “dx.doi.org”.

 

Fonte: https://docs.pkp.sfu.ca/getting-found-staying-found/en/getting-found-visibility#journal-standards-and-identifiers.



0
    0
    Itens Selecionados
    Carrinho VazioVoltar a Loja