
16 jun Formação docente: experiências que transformam o ensino da Sociologia no Ceará
Você é estudante de licenciatura, professor da educação básica, pesquisador ou apenas alguém interessado em políticas educacionais que realmente fazem diferença? Então o novo lançamento da Editora SertãoCult é leitura obrigatória — e o melhor: totalmente gratuito.
O livro “Sociologia e Iniciação à Docência no Ceará: Experiências e Vivências do PIBID e da Residência Pedagógica”, organizado por Francisco Willams Ribeiro Lopes, Isaurora Cláudia Martins de Freitas e Michely Peres de Andrade, reúne relatos potentes de práticas educativas vividas entre 2022 e 2024 nas universidades públicas cearenses. Trata-se de uma verdadeira cartografia da formação de professores de Sociologia em meio a um cenário de desafios e resistência pedagógica.
Com experiências oriundas de instituições como UFC, UECE, UVA, URCA e UNILAB, o livro mostra como os programas PIBID e Residência Pedagógica impactaram diretamente o cotidiano escolar, fortaleceram a presença da Sociologia no Ensino Médio e criaram pontes entre universidade e escola — tudo isso através de ações inovadoras como cineclubes, projetos antirracistas, metodologias ativas e produção de material didático.
📍 Ainda não está convencido a conhecer a obra? Se você se interessa por estas Palavras-chave, não dá pra deixar de conferir: Formação docente, ensino de Sociologia, práticas pedagógicas, educação pública, PIBID, Residência Pedagógica, Ceará.
Se você quer entender como formar professores comprometidos com a realidade escolar e capazes de intervir criticamente nos territórios em que atuam, esse livro é para você.
👉 Baixe agora gratuitamente no repositório da Editora SertãoCult.